ECONOMIA: COMO SABER SE TENHO DIVIDA PROTESTADA?
FIQUE ATENTO: Como fazer para regularizar essa situação no Cartórios de Protesto.
Manter o nome da sua empresa limpo é extremamente importante para conseguir fechar bons negócios e continuar crescendo no mercado. Mas, muitas vezes, as empresas não conseguem e acabam sendo protestadas.
Se os seus clientes e fornecedores desejem saber a situação da empresa, basta consultar o CNPJ, de forma gratuita, através do site da Central Nacional de Protesto (a CEPROT) - www.PesquisaProtesto.com.br.
Para evitar que seus clientes e parceiros se deparem com seu CNPJ protestado, tome você a iniciativa antes deles e consulte a situação do seu CNPJ agora mesmo. Fez a consulta e constatou que seu CNPJ está protestado? Regularize agora mesmo a sua situação e deixe o nome da sua empresa limpo.
Afinal, estar com o nome da sua empresa protestado pode trazer algumas restrições financeiras, impossibilitando que ela possa ter acesso a empréstimos, financiamentos bancários, dentre muitas outras restrições. Além disso, vale ressaltar que ter o CNPJ protestado afeta a reputação da sua empresa. Isto é, pode diminuir a confiança de clientes e fornecedores, sem falar que fechar negócios e parcerias pode se tornar bem mais difícil.
Outro ponto preocupante é que, dependendo do valor das transações efetuadas, inclusive os ganhos da sua empresa podem ser reduzidos. É importante lembrar que a confiança é um pilar fundamental para tratar de pagamentos com antecedência ou de alto valor.
Então, caso esteja com o nome protestado e você não sabe quem é o credor, solicite uma certidão de protesto. Para quem não sabe, a certidão de protesto é um documento, emitido pelo cartório em formato digital ou em papel, que informa a existência ou não de protesto em um CPF ou CNPJ com todos os dados do credor e do título detalhados. Essa certidão também pode ser solicitada através do site da CENPROT. Caso a certidão seja positiva, informando que constam protestos no CPF/CNPJ pesquisado, você terá acesso ao detalhamento das informações sobre o credor e título protestado.
Após isso, você já pode regularizar a sua situação e retirar o protesto do Cartório. Primeiro, procure o Cartório e efetue o pagamento da sua dívida, juntamente com os valores das custas cartorárias. Em seguida, o credor terá que fornecer a autorização de cancelamento, que é a carta de anuência, através do site da CENPROT. Logo depois, faça o cancelamento do protesto no site e regularize o nome da sua empresa. Caso o credor forneça a anuência em papel, dirija-se ao Cartório que consta o protesto e faça o cancelamento. Pronto, aguarde aproximadamente 03 dias úteis e o nome da sua empresa já estará limpo.
Quer saber mais sobre a CENPROT e sobre o protesto de títulos? Basta acessa o site do IEPTB-RN, através do link: https://www.cartoriosdeprotestorn.com.br/
ou siga-nos nas nossas redes sociais.
Acesse:
Instagram: @cartoriosdeprotestorn
Facebook: Cartórios de Protesto RN
E-mail: atendimento@protestorn.com.br